quinta-feira, 28 de junho de 2012

Radio Universitária FM

Rádio Universitária FM




 Aos que fazem a Rádio Universitária FM

   Vou chamá-los de "senhora" com o cuidado que temos com as Iyás, mulheres experientes de nossa tradição com a mesma importância. Como se todos fossem um único sujeito e no meu olhar os deixo se experimentarem a se sentirem útero acolhedor que nos realiza supremamente.
   A senhora me permita sua benção e um pedido, que veja este como um sinal de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho carregado de cuidado transformando de cultura e demanda de um processo pedagógico para além da escola formal e brota um estado de consciência de conexão com nossas histórias e tudo que nela existe e vive aqui convém salientar que talvez não percebam mas percebo a forma como nos toca e nos toca profundamente se tornando mais uma estratégia de resistência ao sistema monopolizador de dominação na tentativa de conservar os padrões culturais onde as diferenças se manifestam. A senhora é uma força articulada, o seu significado o seu respeito as palavras no que tange (viva a poesia) fazendo espaço para o artista, vozes e testemunhos.
Talvez acreditem que não percebemos, mas percebemos sim e ainda nos surpreendem quando toca aquele samba fora do horário Samba e Bossa e fortalece a ida das pessoas para o samba das quintas-feiras. Um cuidado! o zelo que perfumou Natal com o Especial Luiz Gonzaga, outro cuidado! A pluralidade que oferece quando bem trata a Música Regional Brasileira, outro cuidado! E ai percebo que na verdade todo este enquanto escrevo se trata de um desabafo; para nós a música é sagrada, nos comunicamos com nossos deuses com música que se demonstra e tem alteridade, cada evento tem um tipo de música, em certas comunidades os mais velhos relembram cantigas de eito, de acompanhar os trabalhos e a senhora se dispõe a nos apresentar exatamente como somos, que já fomos preteridos pela cor, trajes, música ai a senhora vem e toca Clara Nunes, Rita Ribeiro, Leci Brandão entre outros, nesse feito guarda a memória dos nossos ancestrais, traz nisso um abraço...valoriza e vincula os atributos á origem e interage com os novos a importância do continuar na catimbozada e na maré (Rosa de Pedra). O nosso Chico Antônio revivido por Chrystal, eis aí meus xodós! 
Preciso lembrar A Turma do Rádio, o Samba e Bossa, Grandes Mestres, Chorinhos e Canções...a senhora garante a autonomia cultural que se trata de uma ação afirmativa. E pelo exercicío da música o rompimento do silêncio dos Bambas ("...Pai João deveria ouvir dizendo amém!").
    À Senhora meu muito obrigado pelo carinho com nossas diferenças, pelo respeito ao molejo do ijexá, pelo cuidado com essa gente diferente que ao escutar os ecos se sente incluída. A promoção a tolerância, ao pluralismo a diversidade podem produzir mais sociedades inclusivas.



A Senhora

Que conhece o outro
como o outro
Que toca Profundamente
Essa gente querente
Que sente
Um abraço
Igual aos diferentes
Obrigada!
De ternura cabe 
Dizer que nasce
Do próprio ato de existir
Esse som é mais além
Pai Jõao deveria ouvir
Dizendo Amém!





Nenhum comentário:

Postar um comentário